Image for post
Image for post

A junção dos termos em inglês hack (programar) + marathon (maratona) dá origem ao queridinho entre os profissionais e amantes da tecnologia. Hackathons são maratonas de programação em que os participantes precisam correr para idealizar e realizar um projeto em um curto período de tempo, podendo ser em algumas horas ou em um final de semana — uma verdadeira maratona de programação. Mas como inserir mais mulheres nesse contexto? Para isso, vamos descobrir um pouco do que rolou no #ProviHackWoman, hackathon promovido pela Provi com o intuito de impulsionar e empoderar carreiras femininas na tecnologia.

A participação feminina no mercado…


Image for post
Image for post

RESILadies: Quem somos?

Olá, muito prazer, somos ResiLadies! Uma comunidade para troca de experiências na área de tecnologia e carreira, ideias, vivências, conhecimentos, apoio e suporte mútuo.

Com o aquecimento do mercado, profissionais e amantes da área buscam maneiras de se apoiar e crescerem no setor. Ao longo dos anos, as comunidades de desenvolvedores tornaram-se grandes centros de troca e networking. Em grupos, os participantes se organizam a partir de interesses em comum para tirar dúvidas, apoiarem decisões, divulgarem códigos, resultados e aprendizagens no mundo tech.

A área de tecnologia, no entanto, ainda enfrenta falta de de diversidade de gênero. Dados do StackOverFlow…


Image for post
Image for post

Felipe Manoel Silva — ou Fleep, pros íntimos -, tem uma história de vida daquelas que você precisa parar para ouvir. #Resiliente da Turma Fundadora e morador do Galeão, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, ele diz viver em comunidade “desde que se entende por gente”. Por essa e outras questões de sua vida pessoal, Fleep conta que antes era “um cara inconformado com onde eu moro, onde eu vivo, com a minha situação financeira e social”. Mas algumas coisas aconteceram para mudar de vez o rumo dessa história:

Fleep, conta um pouquinho pra gente sobre a sua mudança…


Image for post
Image for post

A Vanessa é uma daquelas pessoas que desabrocham completamente quando você começa a conversar. E ainda se dizia tímida, hein? Moradora de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ela fez parte da nossa Turma 2 e é agora uma das alunas embaixadoras da Resilia. Nesse bate papo, vamos conhecer um pouco mais da sua trajetória na área de tecnologia, os aprendizados adquiridos no curso que colaboraram para que ela conquistasse a vaga de Analista de Gestão em TI Jr. no Itaú Unibanco, além de suas expectativas para o futuro.

Como foi para você começar a Resilia? Quando eu…


O Victor Couto também é aluno da turma fundadora da Resilia, e nosso terceiro entrevistado nessa série de bate-papos com Resilientes. Quando se inscreveu na Resilia, o Victor já cursava Análise de Sistemas em modalidade EAD (à distância), mas procurava uma experiência mais prática e ampliar sua rede no setor de tecnologia.

Ele se formou na Resilia no final de maio e, além de ter planos de concluir a graduação, foi contratado como Analista Desenvolvedor Java no Data Grupo.

Na entrevista abaixo você fica sabendo um pouco mais dessa trajetória!

“Comecei a graduação de Análise de Sistemas na modalidade EAD…


A Karina se formou na turma fundadora da Resilia e é nossa segunda entrevistada por aqui.

Em Setembro do ano passado a Karina trabalhava na área de Suporte Técnico da BRQ e, apesar de querer evoluir em sua carreira, sentia falta de autoconfiança e dificuldade de traçar objetivos concretos.

Foi aí que encontrou a Resilia. Por 6 meses ela conciliou seu emprego com a carga horária intensa das aulas e projetos da Resilia. E valeu o esforço. Hoje a Karina está tendo seu primeiro dia de trabalho em uma nova posição: Analista de Testes na BRQ.

Leia abaixo para saber…


O Daniel Luis é aluno da turma fundadora da Resilia, e participou do nosso curso entre Outubro de 2019 e Maio de 2020. Desde o ano passado, o Daniel se dedicou intensamente à Resilia, com foco em programação front-end, e no dia 11 de Junho irá começar sua carreira em tecnologia como Desenvolvedor Front-End Júnior na Infoglobo.

Conversamos um pouco com ele sobre como foi sua jornada até aqui: desde a decisão de se matricular no curso, até os maiores aprendizados e dificuldades dos últimos meses e o processo seletivo para a vaga de emprego. …


Image for post
Image for post

Esse post faz parte de uma série de dicas que pretendo compartilhar com vocês. A primeira será Como eu aprendi a resolver problemas de programação. Tenham em mente que eu estruturei isso pra mim, e deu certo pra mim, mas não existe receita de bolo ou bala de prata pra nenhum problema que a gente encare e, por isso, precisamos sempre nos adaptar.

TL;DR

Too long; Didn’t read

Sempre que preciso resolver um problema, eu procuro ter em mente esses cinco passos.

  1. Identifique o problema principal
  2. Procure identificar as palavras-chave do problema
  3. Encontre qual a entrada esperada
  4. Liste as restrições que o problema te fornece


Na Resilia, os alunos não pagam nada enquanto estudam mas, ao iniciar o curso, assinam um acordo de compartilhamento de renda futura, conhecido como acordo de ISA. A estrutura básica do acordo é de que a Resilia receberá 20% dos ganhos futuros de cada aluno até completar o valor de R$ 16.000 ou ao final do período de 5 anos, o que acontecer antes.

Os alunos só iniciam o pagamento quando estão empregados e recebendo renda superior a R$ 1.490/mês. Da mesma forma, caso o aluno perca o emprego ou passe a ganhar menos que este valor os pagamentos mensais…

Resilia

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store