CSS do ZERO: Como dar os primeiros passos em Desenvolvimento Web?

Começar uma nova carreira em programação é um desafio tremendo, principalmente se você ainda tem dúvidas de por onde começar. São tantas opções, linguagens e tecnologias que às vezes pode ser difícil dar o primeiro passo. Para quem está começando os estudos em Desenvolvimento Web, é super compreensível que uma das primeiras preocupações seja conseguir dominar os conceitos básicos, já que é uma área ampla e um universo inteiro por si só pela frente.

E, dentre os conceitos mais essenciais para ser um bom desenvolvedor de sites, o CSS sem dúvidas está entre eles. Presente na ementa da Resilia e buscado em vagas no mercado tech, a linguagem já é uma das mais utilizadas no mundo, segundo o Stack OverFlow. Vamos desvendá-lo juntos?

Afinal, o que é CSS?

O CSS é uma linguagem de folha de estilo, composta por cascatas (ou camadas). E são justamente essas “multicamadas” que possibilitam a criação das páginas web desenvolvidas com HTML, outra importante ferramenta da área.

É a partir do CSS que podemos customizar a aparência dos sites, alterando aspectos do layout como título e tamanho dos blocos de texto, a disposição dos elementos na página, suas fontes, cores e outras opções visuais. Isso quer dizer que os sites que você visita (inclusive esse blog!) muito provavelmente foi programado a partir do CSS. Já pensou?

Por que aprender CSS?

É preciso ter em mente que, em primeiro lugar, o CSS faz parte da base estrutural de uma boa página web. Se é sua intenção trabalhar com a área de Desenvolvimento, há grandes chances de ter contato com a linguagem em algum momento da sua jornada profissional — dependendo do projeto, pode ser até de forma até diária.

É a partir dessa linguagem que tudo em seu site terá uma aparência e um comportamento muito melhor e mais moderno. E isto vale tanto para a velocidade quanto para a flexibilidade: com um layout de tabela, seu design é limitado a linhas e colunas, o que dificulta a criação de layouts fluidos sem precisar de códigos muito complexos. Com as diferentes camadas do CSS, esse processo fica ainda mais ergonômico, sem mencionar o quanto seria difícil adicionar elementos em sua página como aspas, múltiplas barras laterais, imagens…

Por isso, podemos dizer que a principal vantagem da utilização do CSS é permitir a separação entre a formatação da página e o conteúdo de um documento, o que vai proporcionar maior controle para definir como ela será exibida, além de reduzir informações duplicadas no código de uma página. Código mais limpo e elementos organizados visualmente = aposte no CSS!

Agora que você já sabe tudo sobre CSS, deve estar se perguntando: mas afinal, como aprender a linguagem?

Assim como todo novo aprendizado, para aprender CSS você precisará de dedicação aos estudos e um bom planejamento. Existem hoje várias maneiras de aprender sozinho, com tutorias em vídeo online ou a partir dos comentários na web, em comunidades sobre o tema. Como #DicaResilia, separamos 3 para que você consiga começar a dar seus primeiros passos em CSS:

  1. Aprender com quem já faz:
    Participar de fóruns e comunidades sobre o tema, ouvir de profissionais que já usam a linguagem, ler códigos ou ver vídeos: aprender com quem já faz é uma forma super bacana de se introduzir no tema. E o CSS, por sua popularidade entre desenvolvedores, não faltam conteúdos online sobre sua estrutura, funcionamento e primeiras aplicações!
  2. Aprender fazendo:
    Depois de já ter seu primeiro contato com a tecnologia, nada melhor do que arregaçar as mangas e começar a colocar de vez a mão na massa. Os primeiros passos em CSS estão na formatação da ferramenta no seu pc, otimizando suas propriedades básicas para leitura dos códigos. Parece complicado? Calma que a gente explica!
  3. Aprender junto:
    E, se você chegou até aqui mas ainda está inseguro sobre como começar, a última dica não poderia ser diferente: aprender junto é melhor do que sozinho! E é claro que você sempre pode contar com a Resilia para começar do zero em programação. Seja em CSS, HTML, JavaScript, citadas nesse artigo, assim como outras tecnologias essenciais para um profissional completo, todas fazem parte da ementa da Resilia.

Com nossas Turmas focadas em Desenvolvimento Web, você aprenderá com uma Comunidade de pessoas assim como você, que também buscam se especializar para atuar nessa área e que sabem que dedicação aos estudos é o que faz toda diferença na formação. Além de ter um plano de estudos para as ferramentas mais atuais do mercado, certificadas com a metodologia única da Resilia, você ainda pode reforçar o conteúdo nas horas extras de monitoria, listas de exercícios, contato com profissionais do mercado de tecnologia e muito mais!

E aí, o que você achou de entender o que é CSS e a sua importância? Se gostou desse conteúdo, não deixe de acompanhar também as novidades da Resilia e outras dicas nas nossas redes!

--

--

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store