Como transformar a sua aprendizagem como hábito?

O ato de aprender não pode ser encarado como um bicho de sete cabeças — afinal, não é! A gente sabe que pode ser difícil expandir os limites e aprender um novo conhecimento, mas existem maneiras de tornar essa jornada mais proveitosa ao longo do caminho (e não só na chegada). Descubra como desmitificar esse pensamento com a Resilia!

Uma coisa é certa: aprender é uma constância em nossas vidas. Estamos sempre aprendendo ou, pelo menos deveríamos estar buscando sempre aprender mais. Quanto antes você começar a encarar a aprendizagem como parte do seu crescimento, mais a fundo você conseguirá aproveitar os benefícios de uma aprendizagem plena.

Isso quer dizer que, enquanto o aprendizado estiver cercado de medo, insegurança ou aquele sentimento antigo de “estudar o mínimo só para passar”, sua relação com o ensino será daquelas super difíceis de lidar. Que dá frio na barriga, angústia e não tem nada a ver com a sensação gostosa de colocar em prática uma coisa que você levou um tempão para aprender.

Especialistas acreditam que é preciso, em média, de 21 a 30 dias para criar um hábito. Então, primeiro, você precisa entender que hábitos precisam de constância e definir os momentos da sua rotina que serão dedicados a aprender.

Um pouco por dia é melhor do que nada! Até que a aprendizagem esteja de fato incluída na sua rotina, será preciso muita dedicação da sua parte. Assim, quando você pensar em gestão de tempo e olhar o seu planejamento diário, semanal ou mensal, é imprescindível encontrar um momento que seja dedicado somente para aprendizagem em cada um dos seus planos.

#Dica de ouro Resilia:

Na hora de organizar sua rotina, uma dica é separar a sua agenda em blocos: considere os seus compromissos fixos, ou seja, aqueles que não podem mudar (como trabalho e faculdade, por exemplo); separe também momentos ao longo da semana para o seu lazer (afinal, ninguém é de ferro!) e, por fim, o tempo que pode dedicar para sua aprendizagem.

E não esqueça: 30min a 3 horas por dia, de forma constante, é suficiente para criar um hábito saudável. Evite exageros que possam atrapalhar sua relação prazerosa com a aprendizagem, como estudar por 8 horas todos os dias ou entrar em muitos projetos sem uma pausa para o seu bem-estar físico e mental.

Aprender algo novo todos os dias = aprender como um hábito!

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.