Como foi a minha experiência após o curso de Web Dev na Resilia e caminhos para a área de QA?

Depoimento por Bruna Wesselka, Resiliente da Turma 06

“Segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital neste ano. O número ficou acima da média mundial, de 80%.” E é com essa informação que eu começo meu texto hoje.

Antes de encontrar a Resilia, eu estudava uma área totalmente oposta da programação. Mas, quando a pandemia começou e o meu tempo em casa aumentou, eu tive a possibilidade de aprender coisas novas. Foi aí que eu comecei a pesquisar mais sobre programação, com o tempo dedicado para esse novo assunto. Um mundo totalmente novo e imenso se abriu e eu descobri que a tecnologia vai muito além das linguagens de programação que vemos de início, que existem inúmeras áreas diferentes dentro desse mundo, cada um com sua individualidade. Com essas informações, a forma de se comportar e pensar no futuro também muda bastante, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Quando entrei Turma Desenvolvimento Web da Resilia, eu sabia o que eu poderia esperar nas aulas de tech skills, afinal, eu já tinha estudado um pouco sobre isso antes de entrar na formação, mas a Resilia se propôs em ser uma mudança e cumpriu esse papel. Mas foram as aulas de soft skills que me fizeram despertar de fato para esse mundo novo e consegui entender ele melhor e me entender melhor.

Existiam muitas coisas para aprender e eu tinha vontade de aprender todas elas, ao mesmo tempo em que tudo era muito novo para mim, então eu fiquei extremamente perdida no início. Por isso, a Resilia foi um grande instrutor para me guiar nessa grande jornada. Ficou meio profundo né?

Vamos por partes agora: a metodologia da Resilia propõe a ensinar o estudante na prática, então diversas vezes eu fui colocada em situações que eu nunca tinha visto na vida. Um belo exemplo disso é refletir sobre como eu aprendi a aprender. De fato, antes do curso, eu não sabia qual era a melhor forma que eu poderia estudar para absorver mais conteúdo e agora eu já sei COMO estudar, então meus horários reservados para o estudo estão sendo bem aproveitados.

Outro exemplo dessa metodologia prática foi quando fizemos uma atividade dentro do curso para simular uma sprint, termo popular entre empresas de tecnologia. Mais tarde, ao chegar no mercado de trabalho, eu já estava pronta, pelo menos para entender o que estava acontecendo naquele momento da empresa.

Toda essa metodologia prática é importante em todos os momentos, principalmente nas aulas de técnica/tech skills, que eu não podia deixar de falar. As linguagens são inúmeras, existem dezenas de tecnologias, mas a lógica é uma. E isso nos é mostrado diariamente!

Eu aprendi a lógica de programação com JavaScript, mas quando fui para o mercado de trabalho foi dito que eu não usaríamos o JS e sim Ruby e Java. O legal de tudo isso é que eu não fiquei com medo porque sei que minha base de lógica com a Resilia foi sólida. Eu só precisava aprender uma nova ferramenta, mas eu já sabia por onde começar!

Agora cheguei em outro ponto que queria falar para vocês e é o ponto que leva o nome do título: quando você tem uma base sólida de conhecimento e junto com um treinamento intenso para desenvolver as soft skills existe a possibilidade (afinal, depende de você querer) de fazer uma gestão de carreira sem medo e entender qual é o seu objetivo. Eu entrei para a formação de Desenvolvimento Web, mas no final de tudo eu trabalhei como Analista de Dados e agora me encontrei como QA.

Não necessariamente a Resilia ensinou sobre as nuances de cada carreira, mas ensinou como posso me adaptar a carreira que eu escolhi (e não, o conhecimento que você tem na formação não é desperdiçado). Tudo é aproveitado para que você seja um melhor profissional, não importa onde!

Como no primeiro parágrafo foi dito, a área da tecnologia está em constante crescimento e além de desenvolvedores web a tecnologia precisa formar várias frentes de conhecimento. Atualmente a Resilia tem duas formações, mas isso não quer dizer que ao se formar você precisa seguir nessa carreira, ou que você precise seguir na carreira que você está estagnado na sua vida com medo de mudar. Eu tenho certeza que se você se dedicar e tiver bons profissionais ao seu redor, como é o meu caso, você vai perceber que está pronto para fazer uma gestão de carreira com mais certeza. Espero que tenham gostado de saber a minha experiência!

--

--

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store