Afinal, você sabe o que é Resiliência?

Entenda como a resiliência pode ser seu maior aliado no dia a dia ou como a falta dela seu principal vilão.

Muito se fala em resiliência mas pouco se sabe a respeito dela. Você sabia, por exemplo, que resiliência é um termo da física? Isso significa que um material resiliente submetido a forte pressão mantém sua forma e suas propriedades de origem. Pense num elástico: você até pode esticá-lo, mas ele irá voltar ao seu tamanho original na maioria das vezes. Já o vidro sendo um material mais sólido e rígido basta uma simples colisão e pronto, já podemos recolher os estilhaços e cacos pelo chão. Nada resiliente!

Agora pense numa pessoa tão cheia de si, governada pelo seus egos e vaidades submetida a um ambiente de forte tensão. Qual seria o resultado disso, você saberia me dizer?

Pela simples falta de resiliência no ser humano já podemos entender porque existem tantas pessoas raivosas e reativas pelas ruas. Onde apenas uma crítica ou uma situação adversa já é o estopim para explodir o barril de pólvora e o indivíduo sair de suas condições normais de pressão e temperatura.

Ficou curioso para saber mais sobre esse conceito? Então vamos juntos explorar esse tema e prometo que até o fim desse artigo você terá bons motivos para adotar uma postura mais resiliente no seu dia a dia!

Antes, que tal começar por atitudes que não são nada resilientes?

Vamos entender agora tudo aquilo que vai na contramão do que chamamos de resiliência. Sabe aquele seu amigo teimoso, metido a valentão, que estufa o peito e dá uma boiada para não sair de uma briga? Pois bem, temos aí um belo exemplo de comportamentos e atitudes de uma pessoa não resiliente. A falta de resiliência e teimosia andam lado a lado!

Pessoas com essa conduta jamais, sob hipótese alguma, irão dar o braço a torcer. Não voltam atrás e tampouco estão dispostas a mudar sua rota diante das circunstâncias adversas. Agora eu te pergunto: você consegue enxergar alguma situação da sua vida que você tenha vivenciado e reagiu dessa forma?

Seja mais Resiliente pega essa visão!

Acredito que nessa altura você já tenha se conscientizado de que resiliência é algo que você deveria incluir no seu estilo de vida, mas caso você ainda queira levar numa flauta, posso listar como ela se faz presente em cada setor de sua vida. O importante é tentar exercitar essa atitude em todos os âmbitos da sua vida!

• Na sua vida acadêmica:

Não é preciso conhecer o histórico escolar de cada uma das pessoas do mundo para ter certeza de que em algum momento você teve dificuldades na sua trajetória acadêmica. Mas de que maneira você reagiu quando ficou abaixo da média na sua escola? Ou quando não assimilou bem alguma disciplina na faculdade?

Não importa o quão negativo tenha sido esse momento, mas sim o que veio após ele. Agindo com resiliência, certamente seria possível eliminar qualquer sentimento de fracasso ou pensamento de desistência. É importante entender que os momentos ruins também fazem parte de todo e qualquer processo e se adaptar com eles!

• Na sua vida profissional:

Não faço ideia do quão maravilhoso seja seu chefe ou quão bela seja a empresa a qual você trabalha, mas de algo eu sei: provavelmente você já teve pelo menos uma grande dificuldade no trabalho. E nem precisa ser na primeira semana, hein? Mesmo após anos e anos de carreira, todos os profissionais passam por desafios.

Lembra de como você reagiu quando não entregou o projeto no prazo estipulado? Ou o primeiro sentimento que veio até você quando seu superior chamou sua atenção? Pois bem, não importa muito se você tenha pensado primeiro na frustração, raiva ou tristeza daquele momento, mas sim a resposta que você dá a ele. Agir com resiliência é o melhor caminho!

Assim, certamente você iria eliminar qualquer sentimento de síndrome de impostor ou sentimento de fracasso que lhe assombra. Exercitando sua resiliência, é possível reconhecer o que precisa ser mudado, através de um feedback, por exemplo, e agir prontamente a partir disso.

• Na sua vida pessoal:

Mesmo sem nos conhecermos intimamente para saber como você foi sua criação ou como são as regras dentro da sua casa, eu sei que pelo menos uma vez na vida aconteceu algum conflito entre você e alguém querido. São nas relações, principalmente aquelas que temos contato diariamente, como familiares e amigos, que todo o tipo de conflito pode surgir.

Então volto a te perguntar: como você reagiu a tudo isso? Ficou sem falar com alguém que você gosta ou decidiu tomar uma nova atitude frente à situação? Afinal, não importa o quão mal você tenha se sentido, muito menos se era uma situação em que estava ou não certo. Agir com resiliência em momento como esse evitaria toda a culpa e todo desgaste por ter brigado com alguém tão próximo a você.

Resiliência É o caminho certo!

Com base no que refletimos até aqui, você já sabe que todos os momentos são oportunidades para demonstrar o quão resiliente você pode ser. Mas nós podemos ir ainda além disso! Vamos fazer um exercício?

Te desafio a pensar em todas as nossas emoções como se fosse uma estrada. Longa, cheia de voltas, altos e baixos, como toda estrada tem que ser. Alguns buracos no caminho, uma boa vista de vez em quando.

Nesse contexto, agir com resiliência seria um atalho que vai te levar ao caminho certo, o seu propósito. Mesmo se você se perder durante o seu percurso, que é totalmente individual e único, você só precisaria encontrar a rota certa para chegar ao seu destino final. A resiliência te ajuda a relembrar o que realmente importa e se adaptar às circunstâncias.

E, com essa mesma analogia, podemos entender também como a falta de resiliência pode ser um grande problema. Você abandonaria o caminho só porque ele não é como o esperado?

Tentando ser uma pessoa mais resiliente todos os dias, você exercita suas habilidades e pode contornar os desafios que surgirem. Já em contrapartida, uma pessoa não resiliente se perde totalmente durante sua caminhada, paralisa e só age com base em suas emoções negativas.

--

--

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store