4 exercícios para programar com JavaScript

Java script é uma das principais linguagens de programação para client-side, ou seja, que diz respeito aquilo que o usuário vê. É usada para controlar o HTML e o CSS, que correspondem ao back end, e pode manipular os comportamentos do usuário na página. Uma das linguagens que os programadores mais querem aprender, segundo o StackOverflow, o JavaScript é um desafio, tanto para quem está começando na área, quanto para quem já atua no mercado como desenvolvedor.

Para quem deseja aprimorar seus conhecimentos no mundo da programação, a #DicaResilia é a mesma: PRATICAR! O aprendizado fica muito mais didático quando se pratica o que foi aprendido e o conteúdo se torna mais memorável quando você consegue realizar exercícios, colocando a mão na massa naquilo em que aprendeu na teoria.

Por isso, nós listamos 4 mini exercícios usando JavaScript para você tentar produzir, errar, consertar, aprimorar e ousar. Depois é só falar pra gente o que achou, beleza?

  1. Jogo da Velha
    Afinal, quem nunca brincou de jogo da velha, riscando “círculos” e “x” com papel e caneta? No digital, a lógica do jogo continua a mesma: para ganhar, é preciso completar primeiro uma linha com 3 ícones seguidos, sejam eles na vertical, horizontal ou na diagonal. Além de divertido, fazer um jogo da velha utilizando o JavaScript te auxilia na estruturação de fluxogramas com resultados possíveis.

    Para isso, tente reproduzir as seguintes funções:
    - Diagonal
    - Vertical
    - Horizontal
  2. Calculadora
    As calculadoras são ferramentas utilizadas para realizar operações matemáticas, com recursos automáticos para fazer, em segundos, contas que só de cabeça não daria. Estão presentes em dispositivos como celulares e computadores, mas não dispensam também a boa e velha calculadora de mão.

    Para exercitar seus conhecimentos em JavaScript, faça sua própria calculadora reproduzindo as funções:
    - Adição
    - Subtração
    - Multiplicação
    - Divisão
  3. Cronômetro
    Programar seu próprio cronômetro pode parecer um exercício simples à primeira vista, mas com a ferramenta você pode exercitar a sua capacidade de lidar com datas, horas e formatação, características presentes na sua rotina como desenvolvedor. Então por quê deixar pra depois se você pode começar agora? Ao final, tente cronometrar quanto tempo você levou para ler todo esse artigo.

    Utilize o JavaScript para tentar reproduzir as seguintes funções no seu cronômetro personalizado:
    - Iniciar
    - Parar
    - Resetar (voltar para o início)
  4. Galerias
    Na programação, as galerias interativas podem ganhar formas e usabilidade diferentes quando pensamos em miniaturas. O exercício é um pouco mais elaborado que os demais, mas se você chegou até aqui você consegue realizá-lo.

    Faça sua galeria com JavaScript incluindo as funções:
    - Zoom
    - Botões (como avançar e voltar ou escurecer e clarear, por exemplo)

E aí, gostou dos exercícios?

Esse é só um pedacinho do que os alunos da Resilia aprendem durante o primeiro módulo da certificação em Desenvolvimento Web Full Stack. Se você quer ser um desenvolvedor, inscreva-se para a próxima turma Resilia!

E para mais novidades, é só seguir a gente nas nossas redes sociais! @resilia.br

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.