3 exercícios para impulsionar sua criatividade

E como começá-los ainda hoje com a Resilia!

Dia 17 de novembro é comemorado oficialmente o Dia da Criatividade! Essa habilidade, que pode (e deve!) ser exercitada, fala sobre a inovação, o pensamento criativo, buscar novas perspectivas e formas diferentes de olhar para uma situação. E engana-se quem pensa que a criatividade só está presente em profissões no Design ou Publicidade, pelo contrário!

A área de tecnologia, em especial a programação e análise de dados, exige muita criatividade na resolução de problemas, sendo um dos aprendizados que os Resilientes tem contato ao longo dos 6 meses de aulas.

E pra embalar essa data nada convencional, separamos 3 dicas para você começar a aplicar no seu dia-a-dia e tentar abusar um pouquinho mais da criatividade, mesmo nos momentos que ela foge. Vamos lá?

1) Que tal começar um diário?

Lembra na infância quando era costume anotar tudo em agendas coloridas, colocar informações em desenhos e até mesmo segredos mais secretos em um pedaço de papel?

Se você não quiser ou não se sentir confortável, não precisa usar um caderno tradicional como conhecemos, afinal, existem tantas ferramentas online e blocos de notas até mesmo no celular. O nosso ponto é: escrever sobre o seu dia, os pontos altos, desafios e metas é uma forma de exercitar a sua escrita e impulsionar sua criatividade de forma diária.

2) 1001 conexões inusitadas:

Escada de balas e árvore de guarda-chuvas. Mochila de insetos ou ferramentas feitas de gelatina.

Quantas conexões inusitadas você consegue fazer? Como você explicaria cada uma delas para um estranho?

Pensar no impensável é um exercício que pode te ajudar a ser mais criativo, assim como desenhar uma linha de raciocínio para cada uma delas.

Agora me diz: qual é a conexão mais maluca que você consegue fazer hoje?

3) Nada de rascunhos por aqui!

Desenhar sem rascunho, escrever um texto sem esboço algum ou fazer um projeto totalmente do zero, sem planejamento. Imagina só!

Já pensou em tirar as amarras do que você já conhece e deixar a imaginação aflorar? A gente sabe que pode ser difícil, mas o caminho da tentativa e, principalmente, os erros e acertos ao longo da jornada também são importantes para pensar de forma mais inovadora e criativa. Vamos tentar?

E aí, qual das 3 dicas você já ouviu falar? Qual delas você vai aplicar primeiro no seu dia-a-dia? Pode contar com a Resilia para te ajudar nesse processo!

--

--

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Resilia

Resilia

Na Resilia, formamos os melhores profissionais em tecnologia. Para isso, exigimos apenas uma coisa: garra.